Vale forma mão-de-obra para construção civil do Maranhão.
O mercado de trabalho está mais próximo para os jovens que estão concluindo os cursos gratuitos de aprendizagem oferecidos pela Vale às comunidades da área Itaqui-Bacanga. Foram certificados, nesta quinta-feira (17), os primeiros 160 alunos dos cursos de pedreiro, armador de ferragem e carpinteiro de forma. Destes, 30 já estão em fase contratação por uma das empresas responsáveis pela construção do Píer IV, no Terminal Portuário de Ponta da Madeira. Os demais farão parte de um banco de talentos que ficará à disposição das empresas responsáveis pela implantação dos projetos da Vale no estado. A capacitação tem o objetivo de preparar mão-de-obra especializada para empresas que estarão envolvidas nos futuros empreendimentos da Vale e também contribuir para que estes profissionais possam concorrer a vagas no mercado de trabalho local.
"Estamos trabalhando forte para que os projetos da Vale, na região, façam a diferença na vida daqueles que estão à nossa volta. Isso inclui não só pensar melhores soluções de engenharia, utilizando tecnologias de ponta, mas também potencializar as oportunidades sociais que nossos projetos trazem. Capacitação é algo que a pessoa leva consigo. É valor agregado", afirmou Sérgio Aranha, responsável pela implantação do Programa de Expansão Logística da Vale nessa região.
Na primeira etapa, iniciada em outubro deste ano, 300 jovens ingressaram nos cursos de pedreiro, armador de ferragens e carpinteiro de forma. Até o primeiro trimestre de 2010, as demais turmas serão diplomadas. A capacitação acontece no Centro de Educação Profissional (CEP) Itaqui-Bacanga, na Vila Embratel, unidade construída pela Vale e administrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).
A aluna Claudiane dos Santos, 20 anos, que fez parte da primeira turma de carpinteiro de forma, sai do curso com certificado e com a carteira de trabalho assinada. "É o meu primeiro emprego. Mesmo sendo contra a vontade da minha família fiz o curso, e agora vou agarrar a essa oportunidade com unhas e dentes. A bolsa de estudo deu oportunidade para dar uma volta por cima em minha vida, me sinto vitoriosa".
Os cursos ministrados estão relacionados à demanda das obras da Vale. Além de aprenderem uma nova profissão com aulas teóricas e práticas, ministradas nas oficinas do CEP, os participantes têm ainda aulas de relações sociais e meio ambiente. Ao todo, 800 jovens da comunidade serão formados.
Por Igor Leonardo
Fonte: Acessoria / Vooz
Vale forma mão-de-obra para construção civil do Maranhão
- Equipe GdO
- Moderador do fórum
- Mensagens: 991
- Registrado em: 26 de Janeiro de 2007 às 20:02
- Localização: São Paulo - SP - Brasil
- Atividade ou Profissão: Notícias
- Contato:
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 4293 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 0 Respostas
- 7171 Exibições
-
Última mensagem por paulopintoaj
-
- 0 Respostas
- 15408 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 0 Respostas
- 15669 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 0 Respostas
- 15405 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO
-
- 0 Respostas
- 15364 Exibições
-
Última mensagem por Equipe GdO