O Governo Federal decide privatizar a construção dos trilhos, túneis e viadutos do Trem de Alta Velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro à São Paulo e Campinas mesmo sem a certeza da data de abertura da concorrência internacional para a realização das obras.
Prevê-se que a maior parte da verba para construção virá do Governo Federal, e a outra parte, de parceiros da iniciativa privada, seguindo o formato de Parceria Público-Privada (PPP).
O primeiro trem-bala brasileiro deverá custar 14 bilhões de dólares (cerca de R$ 31 bilhões pelo câmbio atual) e a previsão é que esteja pronto o trecho entre São Paulo e Rio de Janeiro até o início da Copa do Mundo no Brasil, em 2014. Ao todo, a linha terá 530km de trilhos sendo 130km de túneis e viadutos e contará com oito estações.
Após concluído, a previsão é de que cerca de 10 milhões de passageiros circularão entre São Paulo e Rio e a passagem custará em torno de R$ 120,00.
Fonte: Revista Eae Máquinas
O primeiro trem-bala brasileiro
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