Começam as obras de ponte com 50 km de extensão na China
Enviado: 16 de Dezembro de 2009 às 17:32
As obras da ponte que ligará Hong Kong, Macau e Zhuhai, começaram na China. A estrutura terá trechos de viaduto, túnel e rodovia e será a maior do mundo quando pronta, ultrapassando a ponte Lake Pontchartrain Causeway, no estado norte-americano de Louisiana. A previsão é de que a construção chinesa seja concluída entre 2015 e 2016.
Duas ilhas artificiais, com 200 ha cada, ligarão a ponte e o túnel submerso
A primeira etapa da obra é a construção de uma das duas ilhas artificiais que vão servir de ligação entre a ponte e o túnel submerso. As ilhas terão cerca de 200 ha, onde serão instalados postos alfandegários e estacionamentos com capacidade para 7.500 veículos.
A ponte terá um total de seis pistas, sendo três para cada sentido. Ao longo de seu comprimento, a estrutura terá trechos estaiados que permitirão a navegabilidade de navios no Rio das Pérolas. O túnel imergido deve ter cerca de 6.7 km de extensão, começando e terminando nas ilhas artificiais. Por fim, a ponte se ligará a estradas que passarão próximas ao aeroporto de Hong Kong e de Zhuhai.
Os governos da província de Zhuhai, da região administrativa especial de Hong Kong e região administrativa especial de Macau são os responsáveis pela construção e investimentos na ponte.
O projeto arquitetônico e de engenharia da ponte foi elaborado em parceria entre o governo chinês, representado pelo China Highway Planning and Design Institute Consultants, e as empresas COWI A/S, Ove Arup & Partners Hong Kong Ltd, Shanghai Tunnel Engineering & Rail Transit Design and Research Institute e CCCC First Harbour Consultants Co. Ltd.
Confira mais imagens do projeto:
Ponte terá de seis pistas, três em cada sentido
Trechos estaiados permitirão a navegabilidade de navios no Rio das Pérolas
Traçado da ponte
Por Ana Paula Rocha
Fonte: PINIweb
Duas ilhas artificiais, com 200 ha cada, ligarão a ponte e o túnel submerso
A primeira etapa da obra é a construção de uma das duas ilhas artificiais que vão servir de ligação entre a ponte e o túnel submerso. As ilhas terão cerca de 200 ha, onde serão instalados postos alfandegários e estacionamentos com capacidade para 7.500 veículos.
A ponte terá um total de seis pistas, sendo três para cada sentido. Ao longo de seu comprimento, a estrutura terá trechos estaiados que permitirão a navegabilidade de navios no Rio das Pérolas. O túnel imergido deve ter cerca de 6.7 km de extensão, começando e terminando nas ilhas artificiais. Por fim, a ponte se ligará a estradas que passarão próximas ao aeroporto de Hong Kong e de Zhuhai.
Os governos da província de Zhuhai, da região administrativa especial de Hong Kong e região administrativa especial de Macau são os responsáveis pela construção e investimentos na ponte.
O projeto arquitetônico e de engenharia da ponte foi elaborado em parceria entre o governo chinês, representado pelo China Highway Planning and Design Institute Consultants, e as empresas COWI A/S, Ove Arup & Partners Hong Kong Ltd, Shanghai Tunnel Engineering & Rail Transit Design and Research Institute e CCCC First Harbour Consultants Co. Ltd.
Confira mais imagens do projeto:
Ponte terá de seis pistas, três em cada sentido
Trechos estaiados permitirão a navegabilidade de navios no Rio das Pérolas
Traçado da ponte
Por Ana Paula Rocha
Fonte: PINIweb